domingo, 23 de dezembro de 2012
quarta-feira, 19 de dezembro de 2012
As relações são muito frágeis.
As amizades, mesmo longas e firmes, são muito frágeis. O amor, por mais forte que seja, é muito frágil. Porque todo mundo se magoa, se fere, se atinge. Mesmo sem querer. Mas o que importa é o que a gente faz com isso, como a gente lida com a situação. O que importa é a gente querer fortalecer as coisas. Com clareza, maturidade e entendendo que não existe lado A ou B: todo mundo está do mesmo lado.
Clarissa Corrêa.
quarta-feira, 5 de dezembro de 2012
sexta-feira, 30 de novembro de 2012
Em qual momento, em qual segundo, em qual gesto a gente se pega se envolvendo?
Em qual beijo passou do ponto da investigação ao passo da degustação? Em qual livro que pedi emprestado? Quando enroscamos os pés sem meias? A gente está se envolvendo quando o sorriso tem carimbo e copyright com o nome do outro? Quando?"
Gabito Nunes.
É fácil amar o outro na mesa de bar,
quando o papo é leve, o riso é farto, e o chope é gelado. É fácil amar o outro nas férias de verão, no churrasco de domingo, nas festas agendadas no calendário do de vez em quando. Difícil é amar quando o outro desaba. Quando não acredita em mais nada. E entende tudo errado. E paralisa. E se vitimiza. E perde o charme. O prazo. A identidade. A coerência. O rebolado. Difícil amar quando o outro fica cada vez mais diferente do que habitualmente ele se mostra ou mais parecido com alguém que não aceitamos que ele esteja. Difícil é permanecer ao seu lado quando parece que todos já foram embora. Quando as cortinas se abrem e ele não vê mais ninguém na plateia. Quando o seu pedido de ajuda, verbalizado ou não, exige que a gente saia do nosso egoísmo, do nosso sossego, da nossa rigidez, do nosso faz-de-conta, para caminhar humanamente ao seu encontro.
Difícil é amar quem não está se amando. Mas esse talvez seja, sim, o tempo em que o outro mais precisa se sentir amado. Eu não acredito na existência de botões, alavancas, recursos afins, que façam as dores mais abissais desaparecerem, nos tempos mais devastadores, por pura mágica. Mas eu acredito na fé, na vontade essencial de transformação, no gesto aliado à vontade, e, especialmente, no amor que recebemos, nas temporadas difíceis, de quem não desiste da gente.
Ana Jácomo.
quinta-feira, 29 de novembro de 2012
quarta-feira, 28 de novembro de 2012
segunda-feira, 19 de novembro de 2012
domingo, 18 de novembro de 2012
Sentir saudade de alguém
não é sobre quanto tempo passou desde a última vez que você o viu ou da última vez que vocês tenham se falado. É sobre aquele momento que você está fazendo alguma coisa e deseja que aquele alguém estivesse ali, bem ao seu lado.
Autor Desconhecido
terça-feira, 13 de novembro de 2012
segunda-feira, 12 de novembro de 2012
Não sei como alguém consegue fechar a janela sem observar os tons do céu.
Eu adoro quando é fim de tarde e as nuvens ficam meio rosadas, acho lindo. Me dá uma paz grande, daquelas que chegam metendo o pé na porta do coração, sem bater nem nada. A paz chega e se instala como se fosse de casa há tempos. É aí que eu vejo claramente: tem gente que desaprendeu a enxergar.
Clarissa Correa.
domingo, 11 de novembro de 2012
Seu polegar roça os nós dos meus dedos para lá e para cá,
meu coração salta e minha respiração se acelera. Como ele faz isso comigo? Só encostou numa pequena parte do meu corpo, e meus hormônios se descontrolam.
Cinquenta Tons de Cinza.
sexta-feira, 9 de novembro de 2012
Me recordei rapidamente de todas as pessoas
e coisas que perdi por ainda não estar preparada para elas, ou por ainda ter muita curiosidade de mundo e dificuldade em ser permanente. Recordei de amigos e parentes distantes, aqueles que eu sempre deixo pra depois porque moram muito longe ou acabaram se tornando pessoas muito diferentes de mim, sempre penso “mês que vem faço contato com eles”. E se não tiver mês que vem?
Tati Bernardi.
De repente a gente nem se fala mais,
nem se vê, nem se conhece. De repente a palavra amizade nem faz mais sentido pra gente.
Caio Augusto Leite.
Quem gosta tem consideração.
Respeito. Carinho. Cuidado. Quem gosta quer ver o outro bem. E tranquilo. E dá apoio. Quem gosta não tem medo de se expor, nem receio de parecer bobo.
Clarissa Corrêa.
quarta-feira, 7 de novembro de 2012
terça-feira, 6 de novembro de 2012
E de repente já é sexta feira.
De repente já é Natal. De repente mais um ano se foi, e você ficou ai parado apenas querendo mudar sua vida.
Desconhecido.
segunda-feira, 5 de novembro de 2012
Faça uma lista de grandes amigos. Quem você mais via há dez anos atrás?
Quantos você ainda vê todo dia? Quantos você já não encontra mais? Faça uma lista dos sonhos que tinha. Quantos você desistiu de sonhar? Quantos amores jurados pra sempre? Quantos você conseguiu preservar? Onde você ainda se reconhece? Na foto passada ou no espelho de agora? Hoje é do jeito que achou que seria? Quantos amigos você jogou fora? Quantos mistérios que você sondava, quantos você conseguiu entender? Quantos segredos que você guardava, hoje são bobos ninguém quer saber? Quantas mentiras você condenava? Quantas você teve que cometer? Quantos defeitos sanados com o tempo eram o melhor que havia em você? Quantas canções que você não cantava hoje assobia pra sobreviver? Quantas pessoas que você ama hoje amam você?
Oswaldo Montenegro.
domingo, 4 de novembro de 2012
Ela não é completamente normal.
Nem anormal. Ela só é ela, com todos os seus cantos, esconderijos, degraus, pontes, abismos.
Clarissa Corrêa.
quarta-feira, 31 de outubro de 2012
Desejo que o seu melhor sorriso,
esse aí tão lindo, aconteça incontáveis vezes pelo caminho. Que cada um deles crie mais espaço em você. Que cada um deles cure um pouco mais o que ainda lhe dói. Que cada um deles cante uma luz que, mesmo que ninguém perceba, amacie um bocadinho as durezas do mundo.
Ana Jácomo.
domingo, 28 de outubro de 2012
Aliás, não quero ter nem ser de ninguém.
Quero algo além desse sentimento de posse, quero a entrega todo dia, por vontade própria. Sem contratos de amor eterno.
Tati Bernardi.
Nada mais frustrante
do que confessar uma preocupação e ouvir do outro lado que é bobagem.
Carpinejar.
E quando acaricio a cabeça do meu cão,
sei que ele não exige que eu faça sentido ou me explique.
Clarice Lispector.
Mas é preciso ter manha,
é preciso ter graça, é preciso ter sonho sempre. Quem traz na pele essa marca possui a estranha mania de ter fé na vida.
Milton Nascimento.
quinta-feira, 25 de outubro de 2012
Há os que chegam fazendo barulho
e os que surgem trazendo o silêncio. E existe você, que apareceu silenciosamente barulhento.
Clarissa Corrêa.
quarta-feira, 24 de outubro de 2012
terça-feira, 16 de outubro de 2012
Será que alguém ja colocou uma foto minha como papel de parede?
Será que alguém já foi a um lugar só por minha causa? Será que alguém esconde ciúmes por mim? Será que alguém já se distraiu no meio do dia para ficar lembrando do meu sorriso ou algo do tipo? Será que alguém abre minha janela do msn e fica sem coragem de falar comigo? Será que alguém pensa em mim sempre que vê um filme romântico? Será que alguém esta lendo isso e respondendo ”eu” para cada pergunta? Será?
— Tati Bernardi.
terça-feira, 2 de outubro de 2012
Vamos passear depois do tiroteio.
Vamos dançar num cemitério de automóveis, colher as flores que nascerem no asfalto. Vamos todo mundo…tudo que se possa imaginar. Vamos duvidar de tudo o que é certo, vamos namorar à luz do pólo petroquímico. Voltar pra casa num navio fantasma. Vamos todo mundo… ninguém pode faltar. Se faltar calor, a gente esquenta. Se ficar pequeno, a gente aumenta. E se não for possível, a gente tenta! Vamos velejar no mar de lama, se faltar o vento, a gente inventa. Vamos remar contra a corrente, desafinado coro dos contentes.
Engenheiros do Hawaii
segunda-feira, 1 de outubro de 2012
quarta-feira, 26 de setembro de 2012
Eu tentei.Do meu jeito, mas tentei
As vezes só se precisa conversar, e as pessoas não parecem entender isso. Quem realmente quer, age de maneira diferente.
Esteban.
terça-feira, 25 de setembro de 2012
sexta-feira, 21 de setembro de 2012
Eu mesma, sou louca por abraços,
e mesmo dizendo que odeio quando fazem cócegas em mim, adoro umas cutucadas e fazer um charminho de: ai para, por favor, imploro! Vai me dizer se tem coisa mais gostosa do que rir fechando o olho? Rir com gosto é melhor do que sorvete de creme no verão.
Fernanda Myamoto.
Passo cada segundo do meu dia me jurando ser indiferente com você.
Você fala comigo, eu cumpro a promessa. Você não entende, pergunta se eu tô chateada e o que aconteceu. Não foi nada. Só tô cansada de você, de nós, de tudo isso. Tô de partida, malas feitas, mesmo você não acreditando. Pra não me cansar mais ainda, paro no ‘Não foi nada’. E você sai, irritado e com um “tchau” que eu odeio mais que tudo. Mas já não importa, tchau pra você também. Afinal, nada pode ser mais difícil do que ficar na situação que eu tô há tanto tempo. Ser indiferente vai ser fácil. Dor é normal, se não for forte, eu já nem sinto mais. Sempre te tratei melhor que todos os outros, e o que você faz que te torna melhor que eles? Seguindo essa lógica, teria o direito de te tratar até mal. Mas não sou assim, uma pena. Acontece que agora eu não dou mais o meu melhor pra quem me dá pouco. Não corro atrás de quem não dá um passo por mim. Não faço festa quando alguém que sabe que eu tô louca de saudades e não move um dedo pra me ver, vem numa droga de chat e fala “E aí”. Te acostumei muito mal, mas agora vou desacostumar. Porque meu medo de te perder, virou meu objetivo, então nada me prende. E se ir te matando aos poucos levar um pedaço de mim, que leve. Porque a dor de você na minha vida me afeta inteira e eu não aguento mais.
Tati Bernardi.
Ela será única.
Você conhecerá outras pessoas, terá um flashback com a sua ex namorada, terá uma nova namorada, mas ela continuará sendo a sua preferida. Provará outros beijos, se sentirá frustrado, algumas vezes, ao perceber que aquela loira linda da festa não beija tão bem assim. Passará a mão em outros cabelos, alguns mais longos, outros mais curtos, mais cheios, mas de qualquer forma, sentirá falta dos cabelos dela, que de tão pouco se perdiam nos seus dedos. Você sentirá outros perfumes, amadeirados, cítricos, doces, e sentirá falta do cheiro da pele dela, que tinha um cheiro tão bom que te fazia fechar os olhos e suspirar fundo. Você chorará, toda noite, baixinho, sentindo a maior saudade que você já sentiu em toda a sua vida. Olhará para os lados, verá a vida passando, e sentirá uma falta quase mortal da vida que ela te proporcionava todos os dias. Você entenderá que a amava. Você entenderá que a ama. Você entenderá que ela será eterna. E-t-e-r-n-a. Você, ao conhecer outras com o mesmo nome, sentirá um aperto no peito ao dizer que esse nome é lindo, sentirá suas mãos tremerem ao lembrar que dizia que esse seria o nome da filha de vocês. O seu celular, ao tocar, após anos, após milhares de vezes, ainda desejará realizar uma ligação de vocês, aonde ela dirá que ainda te espera, e você dirá que está indo buscá-la,assim como em um texto que um dia ela escreveu. Você irá ler, palavra por palavra de tudo que ela escreveu um dia, e se surpreenderá ao ver que ela suplicava por você. Você se sentirá um idiota. Mas ela, ela continuará sendo única. Ela continuará sendo sua. Você continuará sendo dela. Mas a vida continuará. Ela fará um esforço descomunal para te esquecer, talvez, por alguns anos, ou té que toque a música de vocês, conseguirá. Lembrará de vocês com uma pequena tristeza mas com um grande afeto, assim como ela sempre disse, você ainda será a escolha dela, mas infelizmente, a vida lhe deu outras opções… Reticências, sua vida será repleta delas, assuntos não terminados, desejos não obedecidos, o maior e único amor da sua vida, perdido pela sua incapacidade de amar alguém. Você virá um dia para perto da casa dela, pensará uma, duas, três, mil vezes em um jeito de tentar achá-la, de descobrir se após tantos anos, ela ainda irá morar ali. Ela, irá para perto da sua casa, passará na sua rua uma, duas, três, mil vezes, na intenção de que você a veja e diga : “Finalmente”. Ela passará mesmo na sua rua, porque sempre foi mais decidida que você, você ficará só planejando.
Camila Costa.
quarta-feira, 12 de setembro de 2012
Não importa se teu mundo tá caindo aos pedaços.
Quando você começa a ter mais fé, de alguma maneira linda a vida dá um jeito de ficar melhor.
Caio Fernando Abreu.
sexta-feira, 31 de agosto de 2012
E quando já não sei mais o que sentir por você,
eu respiro fundo perto da sua nuca, e começo a querer coisas que eu nem sabia que existiam.
Tati Bernardi.
quarta-feira, 29 de agosto de 2012
Não sei se algum dia fui a dúvida de alguém.
Falo da dúvida bonita, aquela que deixa a gente ir dormindo pensando: eu ligo para dar boa noite ou espero que ligue? Não sei, acho que ainda não fui tão longe. Mas quero, quero muito ser a dúvida, a expectativa, o frio na barriga, o sorriso preferido, a voz que acalma… Quero ser não somente as coisas românticas, mas também as engraçadas, as leves e as que complicam, mas logo descomplicam. Estar lado a lado, ser par, virar dois: o lado avesso do coração de alguém.
Camila Costa.
Um pouquinho de calma,
um chazinho bem quente para a alma, um pouquinho de amor e pimba! Já consigo ouvir o som do teu coração. E sinto seu sangue circular de forma uniforme e desleal, enquanto tento fazer algum barulho com a boca para disfarçar esse nervoso que me dá, só de te olhar, de te ver chegar com essa sua cara de malandro, meu Deus! Sossega menino, para com isso, não está percebendo que você mexe com o meu coração?
Borbulhar.
E você percebe que, quem te acalma,
também tira teu sossego. Não precisa nem de esforço.
Aghata Paredes.
quinta-feira, 23 de agosto de 2012
domingo, 19 de agosto de 2012
sexta-feira, 17 de agosto de 2012
Quando a gente é muito jovem, ser amado parece ser o problema essencial da nossa existência.
A gente se apaixona com tanta facilidade, e com tanta frequência, que encontrar alguém que retribua na mesma intensidade parece a parte mais difícil da vida. À medida que o tempo passa, se você for honesto com você mesmo, vai perceber que a parte difícil da vida é gostar por muito tempo de alguém. Vai notar que as pessoas passam, algumas mais legais do que as outras, mas que apenas algumas delas, muito poucas, estabelecem com você um vínculo essencial.
Ivan Martins.
Fácil é sair com várias pessoas ao longo da vida.
Difícil é entender que pouquíssimas delas vão te aceitar como você é e fazer feliz por inteiro. Difícil é ocupar o coração de alguém. Saber que se é realmente amado.
Carlos Drummond de Andrade.
O que eu peço é que você seja sempre de verdade também.
Que me queira assim, imperfeita e cheia de confusões. Que saiba os momentos em que eu preciso de uma mão passando entre os fios de cabelo. Que perceba que às vezes tudo o que eu preciso é do silêncio e do barulho da nossa respiração. Que veja que eu me esforço de um jeito nem sempre certo. Que veja lá na frente uma estrada, inteiramente nossa, cheia de opções e curvas. E que aceite que buracos sempre terão.
Clarissa Corrêa.
Se não posso corrigir os males do mundo,
da minha reduzida condição pessoal, posso ao menos não colaborar para que ele se torne mais violento, mais mesquinho e mais cruel.
Lya Luft.
sábado, 11 de agosto de 2012
Sabe de uma coisa?
você não sabe. Vou te contar. Eu ando tão sensível. Precisando assim de uma palavra suave, de um gesto inesperado - e belo. Você consegue me surpreender de um jeito bom? Diz que sim, preciso tanto de você. Que coisa louca essa: a gente precisa de alguém. Mas, sabe, a gente sempre precisa de alguma coisa que nos coloque no eixo. Ando meio fora dos trilhos, se é que você me entende. Andei pensando na vida - é, sei que isso dá calafrios.
Clarissa Corrêa.
quinta-feira, 9 de agosto de 2012
quarta-feira, 8 de agosto de 2012
segunda-feira, 6 de agosto de 2012
sexta-feira, 20 de julho de 2012
Um amigo não racha apenas a gasolina: racha lembranças, crises de choro, experiências. Racha a culpa, racha segredos. Um amigo não empresta apenas a prancha. Empresta o verbo, empresta o ombro, empresta o tempo, empresta o calor e a jaqueta. Um amigo não recomenda apenas um disco. Recomenda cautela, recomenda um emprego, recomenda um país. Um amigo não dá carona apenas pra festa. Te leva pro mundo dele, e topa conhecer o teu. Um amigo não passa apenas cola. Passa contigo um aperto, passa junto o reveillon. Um amigo não caminha apenas no shopping. Anda em silêncio na dor, entra contigo em campo, sai do fracasso ao teu lado. Um amigo não segura a barra, apenas. Segura a mão, a ausência, segura uma confissão, segura o tranco, o palavrão, segura o elevador.
Duas dúzias de amigos assim ninguém tem. Se tiver um, amém.
Martha Medeiros.
Assinar:
Postagens (Atom)